sábado, 31 de maio de 2008

Dia 014: Sopa de Inhame

Colocasia esculenta (L.) Schott...muito prazer, INHAME! É uma planta muito antiga na humanidade, originária do sudeste asiático, de um gosto aveludado (meio babento para os mais...concretos!). E agora anda na moda por seus poderes terapêuticos (dizem que cura até dengue, mas a verdade é que reforça o sistema imunológico e "limpa" as vias respiratórias). Eu gosto deste tubérculo de todos os jeitos: ensopado, cozido, assado...no café da manhã com um poquinho de manteiga por cima dele bem quente...

E sopa de inhame... de todas a mais saborosa para mim é também a mais simples: esta que agora apresento, típica da culinária brasileira das fazendas, do Norte e do interior do país.

Eu já havia esquecido esta deliciosa sopa, mas, outro dia, navegando pela Internet dei de cara com a Sopa de Inhame do Vovô Abel, publicada pelo Rogério, em seu excelente blog Amusebouche (que na minha língua-mãe quer dizer tiragostos, ou, literalmente diverte-boca, ou entretenimento para a boca, digamos). E são estas maravilhas da web: não conheço o Rogério, muito menos o vovô Abel, mas fiquei "íntima" dos dois. Com a inspiração deles, criei minha receita de inhame que lhes passo, deidamente testada e aprovada. Ela leva só inhame, cebola e água, mais um fiozinho de azeite no prato.

Em dia friozinho, com a voz poderosa de Alessandro Safina que conheci quando Jorge me deu de presente o CD, no primeiro Natal que passamos juntos, em 2002 (você pode vê-lo e ouvi-lo interpretando Luna clicando aqui).


Receita de Sopa de Inhame

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 1/2 kg de inhame
  • 2 cebolas grandes
  • 1 litro de água
  • sal a gosto
  • cebolinha picada
  • azeite
Modo de fazer:
  • Descasque o inhame, corte-o em pedaços para cozinhar mais rapidamente; descasque as cebolas e corte-as em 4; coloque tudo numa panela com a água e o sal (cerca de uma colher de chá).
  • Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o inhame esteja bem macio (cerca de 20 minutos).
  • Apague a chama, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador.
  • Na hora de servir, esquente novamente sua sopa, com uma colher de sopa de manteiga.
  • No prato, coloque um fio de azeite e um pouco de cebolinha picada.
  • Pode servir com torradinhas ou croutons.
---------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Micheline e Jorge, aqui é a Lu.
Farei esta receita hoje, aproveitando este friozinho que se abateu sobre a cidade maravilhosa. Todas as receitas pareem ótimas! Não vejo a hora de poder desgutá-las. Parabéns pelo blog, as receitas, as dicas e o visual\está muito agradável... Adorei! Boa Sorte! Beijocas, Luciana Vanzan

Anônimo disse...

Olá queridos, demorei a dar meus depoimentos... é a correria, às vezes acaba nos atrapalhando na curtição das coisas gostosas.
Essa foi e primeira sopa do blog que fiz. Adoro nhame e é claro a sopa ficou ótima. Além de tudo é muito nutritiva e simples de fazer. O único problema é que tenho alergia na hora de cortar os nhames.. acaba sobrando pro João.
Nesse inusitada semana de baixas temperaturas, veio a calhar.
Beijocas, Lu