sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia 011: Sopa-creme de brócolis e couve-flor

Esta sopa foi especialmente escolhida para Celeste Alencar Vasconcellos, minha amiga da vida toda, que conheci quando eu tinha 12 anos, no Colégio Jacobina. O melhor de tudo é que continuamos próximas, também fisicamente, pois moramos no mesmo bairro, separadas por não mais de três quarteirões, com a Cobal entre nós como ponto de encontro. Celeste virou festeira de mão cheia, faz decorações de casamento e outras celebrações, com muito bom gosto, com a sua emrpesa, a R.S.V.P. Ela é madrinha de consagração de Caetano, meu filho, e madrinha escolhida pela Elisa, minha caçulinha! Ou seja, estamos sempre juntas e até brincamos que uma é o carma da outra... e que vamos ficar "duas velhas rabujentas", igualzinho naquele filme com Jack Lemmon e Walter Matthau (Grumpy Old Men), de 1993.

Assim, numa quarta-feira comum, Celeste veio aqui partilhar sopa com papo e música...

Receita de Sopa-creme de Brócolis e Couve-flor

Ingredientes (para 6 pessoas):

1 brócolis americano
1/2 couve-flor pequena (é a mesma proporção de brócolis e couve flor)
1 batata média ralada no ralo grosso
1 xícara (chá) de água
1/2 cebola picada
3 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 colher (de café) de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
  • Corte o brócolis e a couve flor em ramos pequenos (aproveite também os talos que você pode picar em pedaços pequenos). Lave tudo em água corrente.
  • Descasque e rale a batata.
  • Coloque todos os ingredientes numa panela, inclusive a água, o leite, o sal e a pimenta, e leve ao fogo baixo para cozinhar.
  • Quando ferver, abaixe a chama do fogão, e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que os legumes fiquem macios.
  • Apague o fogo, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador, até ficar um creme bem homogêneo.
  • Na hora de servir, leve o creme ao fogo de novo, tempere com a noz moscada, corrija o sal e a pimenta. Se estiver muito grossa, pode acrescentar um pouco de água fervente, mexendo bem, até chegar ao ponto de sua preferência.
Nós tomamos esta sopa acompanhada de um pão rústico italiano, que eu sempre compro na Farinha Pura (que começou como padaria aqui na Cobal, há mais de 20 anos, e agora virou um delicioso supermercado, com produtos especiais e lojas em vários bairros, mas nunca perdeu a qualidade de seus pães!). Neste dia nós tomamos um espumante italiano seco muito gostoso, e até pode parecer "chose de loque", essa mistura de quente e gelado... Os sommeliers de plantão que nos desculpem, mas bem que gostamos!

---------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: