sábado, 17 de maio de 2008

Dia 009: Sopa de Agrião

Na década de 1970, na febre de coleção de fascículos de banca de jornal, a Editora Abril publicou suas lindas e eficientes fichas de culinária, uma cópia das fichas da Revista Elle francesa. Eu as colecionei todas, experimentei muitíssimas, algumas ficam perfeitas, outras tem que ser ajustadas ao jeito de cada um. Desde essa época, faço ao meu jeito uma sopa que conheci nessas fichas: de agrião. Diminuí drasticamente a quantidade de batata e creme de leite, não uso leite nem ovos (acho que dá um gosto muito acentuado), ou seja, virou minha sopa! E é um sucesso da casa há 30 anos. É muito leve e fácil de fazer. E quando entra no estômago, faz um carinho reconfortante.

Receita de sopa de agrião

Ingredientes (para 4 pessoas):

1 maço grande de agrião
2 batatas grandes
2 colheres (de sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de creme de leite
1 litro e 1/2 de água

Modo de fazer:
  • Limpe o agrião, aproveitando somente as folhas com seus talos fininhos. Lave bem e escorra.
  • Descasque e corte as batatas em rodelas grossas, para acelerar o cozimento.
  • Na panela em que você vai preparar a sopa, refogue as batatas na manteiga aquecida, junte o agrião (reserve algumas folhas para decorar na hora de ir para a mesa). Acrescente a água, tempere com o sal e a pimenta e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20 minutos em panela destampada.
  • Apague o fogo, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador.
  • Torne a levar ao fogo, acrescente o creme de leite, mexendo muito bem e rapidamente para não encaroçar. Não deixe ferver para não talhar.
  • Sirva imediatamente com as folhas de agrião reservadas.
  • Se quiser, pode fazer tudo com antecedência e só colocar o creme de leite na hora de servir, aquecendo bem a sopa antes.
Nesse dia, eu estava num mood clássico e suave, e escolhi ouvir Nelson Freire que adoro e a quem já vi tantas vezes ao vivo. Tenho um disco maravilhoso dele tocando Chopin. Encontrei para vocês uma gravação dele no Youtube. Linda. E tomamos asopa calmamente, só com água fresquinha da fonte que temos no edifício onde moramos, servida num lindo copo de cristal sueco (Kosta-Boda), também de muitas décadas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: