sábado, 10 de maio de 2008

Dia 006: Sopa Toscana de Tomates

Se houvesse uma pesquisa do tipo "perfil do consumidor" que a Beth Orsini brilhantemente publicou durante alguns anos no Jornal do Brasil, e me perguntassem "o que não pode faltar em sua cozinha?", sem piscar um instante eu diria: tomate, cebola e pão. E acho que isso "se transmite pelo DNA", porque meus filhos responderiam a mesma coisa, tenho certeza. Junte-se a isso a origem campestre de Jorge, com lembranças de tomates sendo preparados para molhos, e pães assados toda manhã em forno a lenha... e temos as condições indispensáveis para experimentar todas as receitas de sopa de tomate e de cebola que nos caírem nas mãos.

Para hoje, escolhi uma Sopa Toscana, que há muito desejava experimentar, receita retirada de um livro que adoro, chamado O Livro de Comida Mediterrânea, da Editora Manole (comprei na Saraiva há muitos anos). Eu nunca faço a receita exatamente como é apresentada, porque tenho a pretensão de conseguir intuir o que funciona ou não, principalmente no nosso gosto familiar (por exemplo, no caso, eliminei as duas colheres de massa de tomate e o caldo de galinha, porque achei que ia predominar sobre o sabor do tomate). No mais, esta receita é muito interessante porque os tomates se cozinham cortados em pedaços grandes e assim ficam na sopa, dando um visual super bonito. E ao prepará-los, pude recordar o que minha avó ensinou: como pelar tomates rapidamente, sem desperdiçar nada e sem destroçá-los! Coisa que em tempos de latinhas de tomates pelados fica cada vez mais esquecida.

Como os ingredientes são tão coloridos, resolvi compor uma imagem com as etapas da sopa, e incluí a panela fumegante na mesa!

Uma palavrinha sobre o mundo feérico da Toscana: é uma das vinte regiões da Itália, sua capital é Florença (Firenze) e é composta por dez deslumbrantes províncias, entre as quais Siena e Pisa. Nosso amigo querido, Ivan Adauto, tem em sua mesa de centro, em Petrópolis, um livro deslumbrante sobre a região, com paisagens de sonho.

Para nosso jantar, Jorge escolheu ouvirmos a voz envolvente de Cris Delano.




RECEITA DE SOPA TOSCANA DE TOMATES

Ingredientes (para quatro pessoas):

700 g de tomates maduros
1 cebola pequena
1 talo de alho porró
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
sal (cerca de 2 colheres rasas de chá) e pimenta a gosto
1/2 colher de chá de açúcar
algumas folhinhas de manjericão (umas 20)
850 ml de água
Pão campestre italiano ou ciabatta, sem a casca (eu não tinha nada disso em casa, e fatias de pão de forma integral não fizeram feio).
Azeite extra virgem para servir.

Modo de fazer:

Prepare os ingredientes:

Para pelar os tomates à maneira de minha vovó Jeanne, que eu chamava de Memée, coloque os tomates lavados numa tigela. Derrame água por cima e deixe por 1 minuto. Escorra e cubra com água fria. Deixe mais 1 minuto e pronto! Com a pontinha de uma faca levante a pele e puxe. Sai inteira. Corte cada tomate em pedaços grandes ao comprido (eu cortei cada tomate em seis fatias, às vezes oito, dependendo do tamanho do tomate). Pique a cebola , corte o alho porró em fatias finas (aprendi com minha amiga Elisa Bochner a cortá-lo enviesado).

Numa panela funda, aqueça o azeite, refogue o alho, a cebola e o alho-porró. Quando a cebola estiver alourando, coloque os tomates, dê uma mexida leve, acrescente a água, o sal, a pimenta e o açúcar. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe em fogo brando por dez minutos (a receita manda cozinhar, mais, mas aí o tomate se desfaz).

Na hora de ir para a mesa, acrecente as folhas de manjericão. Pique o pão e divida em tigelas individuais. Sirva a sopa por cima desse pão e regue com um fio de azeite extra virgem.

Bom apetite!

-------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi queridos, essa sopa, que fiz hoje pela segunda vez é uma maravilha. Desde a primeira vez fiquei absolutamente encantada pela textura, pelo sabor e pelo cheiro dela. O mais importante é que minha filha Maria Fernanda que nunca tomou uma sopa, adorou!!! Sei que ela será presença constante em nossa mesa.

Valéria disse...

Oi, adorei o blog de voces, tambem sou tarada em sopas e quero compartilhar minha receita favorita que 'pesquei' na net.
Lá vai:

Sopa de tomate, maçã e curry

1 kg de tomate
2 unidades de maçâ
2 litros de caldo de legumes
1 colher de sopa de gengibre ralado
1/2 colher de chá de curry em pó
sal a gosto
1 caixa de creme de leite de 200g
PASSO A PASSO
Cozinhe todos os ingredientes, exceto o creme de leite até as maças amaciarem.
Bata no liquidificador e passe pela peneira.
Volte à panela, acerte o sal, e deixe engrossar.
Misture o creme de leite.
Enfeite com folhinhas de manjericão ou hortelã e sirva imediatamente.

Fria tb é muito boa!
Deliciem-se
bjs

Micheline Christophe disse...

Obrigada pelo comentário e pela receita! Vou testá-la! Beijo, Micheline