terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia 101: Sopa de Dois Chocolates

Ser chocólatra vem com o DNA da pessoa, isso eu tenho certeza!

Toda a minha família sempre foi "fissurada" por chocolate. Meu tio Paul Sabbagh, quando vinha de viagem, na longínqua década de 60, trazia barras enormes de chocolate Cadbury, inéditas aqui no Brasil.

Isso passou para a terceira geração: no aniversário de um ano de minha filha mais velha, Manoela Penna, ela ganhou de uma amiga minha, Valéria Varsano, uma história em quadrinhos (que encomendou a um quadrinhista) em que a pequena aniversariante era a personagem principal... e o objeto de desejo eram... chocolates! Também meu filho Caetano Penna sempre foi fã dos suíços Lindt (o site deles vale a visita: é um show!), comprados no Duty Free por qualquer amigo ou parente viajante, até que agora se encontram em qualquer canto.

Passam-se os anos, casei com Jorge Aldrovandi que é... chocólatra (ele nega)! Adora chocolate branco bem doce. Eu e minha caçulinha... Elisa Christophe... adoramos chocolate meio-amargo e até bem amargo!

O problema é que na falta de chocolate branco na despensa... vale tudo, imaginem!

Assim é que qualquer receita de chocolate atrai nossa atenção.

Procurando uma sopa doce de sobremesa para a festa da Sopa de Pedras, entre as muitas dezenas que encontrei, escolhi... uma sopa de chocolate. Mas não qualquer uma, uma sopa estrelada, de autoria do aclamado chef francês Cyril Lignac. Ele serviu de inspiração e eu a adaptei ao nosso gosto e ingredientes.

Encontrei-a no no excelente blog Le Cahier Gourmand de Sophie.
Claro que fiz minha adaptação: utilizei sorvete de chocolate branco, Galak, da Nestlé.

Uma delícia, facílima de fazer, encanta adultos e crianças.

É uma típica sopa "de casamento" (se eu a conhecesse há 21 meses, certamente a teria servido em nosso casamento, junto com a Sopa Maritata) pois une dois contrários: os sabores quente-frio do chocolate e do sorvete.

Sem dúvida ela faz "bonito e gostoso" no dia a dia e como sopa de festa.

Receita de Sopa de Dois Chocolates
(sobremesa vapt-vupt)

Ingredientes (para 10 pessoas):
  • 500 g de creme de leite culinário fresco
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar
  • 100 g de creme de leite
  • 150 g de chocolate meio amargo
  • 10 bolas de sorvete de chocolate branco
  • 1 pacotinho de granulado de chocolate preto e branco
Modo de fazer:
  • Prepare o creme chantilly, batendo o creme de leite bem gelado na velocidade rápida da batedeira, com algumas (poucas) colheres de açúcar. Reserve (pode ser preparado antecipadamente e colocado na geladeira).
  • Derreta o chocolate picado misturado ao restante do creme de leite (100ml) em banho-maria, mexendo sempre (pode ser preparado antecipadamente, e esquentado na hora de servir).
  • Na hora de servir a sobremesa, aqueça bem o creme de chocolate, levando à fervura a água do banho maria e mexendo sempre o creme de chocolate.
  • Apague a chama e verta o chocolate sobre o chantilly, misturando delicadamente com uma colher de pau limpa.
  • Coloque uma bola de sorvete em um copo ou caneca de vidro, cubra com a sopa.
  • Salpique com granulado e sirva imediatamente.
Dica 1: se não encontrar sorvete de chocolate branco, substitua por sorvete de creme ou baunilha.

Dica 2: se a sopa ficar muito espessa, afine com leite (aos poucos), na panela do banho-maria, depois de tudo derretido.
---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: