domingo, 12 de junho de 2011

Dia 102: Sopa de Cogumelos com Mostarda

Sempre que como cogumelos, fico imaginando como foi que nossos ancestrais conseguiram identificar os que fazem bem dos que matam. É a história da alimentação, da domesticação das plantas, fungos... Ainda bem que alguém já percorreu este caminho, e agora só nos cabe saborear.

Há não tantos anos assim, era dificílimo conseguir no Rio de Janeiro - imagino que no Brasil inteiro também - cogumelos de qualquer espécie que não fossem em conserva! Depois, veio uma onda de cultivo... até eu mesma comecei a entender um pouquinho de mycellium, dos tipos diferentes de cogumelos, dos champignons, shimejis, shiitakes, Portobelos e tantos outros...

Mas, mesmo sem saber ligar o nome ao dito-cujo, dá para perceber as diferenças de sabor e textura na boca e na ponta da faca, dá pra criar mil receitas, de tira-gostos, entradas e molhos a sopas... Já tem algumas nesta coleção!

A sopa de hoje vem da França e é de cogumelos com mostarda.
Para acompanhar, um vinho tinto (ou um branco seco).
Bon apétit!


Receita de Sopa de Cogumelos e Mostarda
Ingredientes:
  • 450 gramas de cogumelos (pode ser de Paris ou Portobelo)
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho
  • 800 ml de caldo de galinha
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (de sopa) de mostarda forte
  • 2 ramos de salsa picados
  • uma pitada de sal
  • pimenta moída na hora
Modo de fazer:
  • Separe um cogumelo grande para a decoração
  • Pique os cogumelos, o alho e a cebola.
  • Aqueça o azeite numa panela funda, refogue a cebola e o alho em fogo branco, até alourar.
  • JUnte os cogumelos e misture bem.
  • Tampe a panela, abaixe a chama e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
  • Junte o caldo de galinha.
  • Torne a tampar a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
  • Deixe esfriar um pouco, bata no liquidificador ou num mixer de mão.
  • Aqueça novamente na panela, em fogo baixo.
  • Misture o creme de leite e a mostarda e acrescente à sopa , mexendo bem.
  • Acrescente sal e pimenta, prove, corrija o tempero.
  • Leve à mesa com uma tijelinha de salsa picada e outra com o cogumelo fatiado.
  • Quando servir, complemente cada prato com um pouco de salsa e uma fatia de cogumelo.
Dica 1: Use sempre creme de leite fresco: o de caixi ha ou lata pode talhar na hora de misturar com a sopa.
Dica 2: Eu utilizei mostarda de Dijon, que é bem forte. Há marcas nacionais que fazem mostarda tipo Dijon muito boas, como a Hemmer.
Dica 3: Se a sopa ficar muito rala, misture um pouco dela numa xícara com meia colher de chá de Maisena (amido de milho); se ficar muito grossa, afine com caldo de galinha ou mesmo com água quente, mexendo bem.
----------------------------------------------------------------------------------

14 comentários:

Izis Borck disse...

Faz um tempo já que acompanho seu blog, pensei até que estava inativo, fico muito contente de saber que poderei observar e me aventurar na cozinha com suas receitas.
Beijocas
Izis
http://izisborck.blogspot.com

Micheline Christophe disse...

Olá, Izis.
Obrigada pelo comentário.
Como você vê, inativo não está...continuamos pesquisando, experimentando sopas...só não tivemos tempo de postá-las, e a vida corre demais.
Agora que o frio voltou, me propus atualizá-lo!
Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar alguma receita, estou por aqui!
Beijo, Micheline

jeito simples disse...

olá moços! Encontrei vcs por mero acaso, se bem que há quem diga de o caso não existe. Então, estava a procura de uma receita de sopa de aipo e entre N opções, cliquei aqui!
E ai, gostei da receita, da história do blog, dos textos, etc...enfim, estou seguindo vcs, ok???
Bjos , Norma.

Micheline Christophe disse...

Bem-vinda Norma! Obrigada pela mensagem! Aproveite!Estamos meio atrasados com as atualizações mas em breve postaremos novidades! Beijo, Micheline

Regina Coeli de Miranda disse...

Acabo de conhecer o seu blog "por acaso" e me encantei.
Parabéns!
glutenfree-tudosemgluten.blogspot.com.br

Deseos Sin Gluten disse...

Hola soy Yolanda, es un estupendo blog...me quedo para seguir aprendiendo contigo;)))
Saludos

igloo cooking disse...

que rica cremita de champiñones, me encanta, te ha quedado genial!
Un beso muy grande,
Nieves.
http://igloocooking.blogspot.com

Victor Hugo disse...

Gente vocês me salvaram,

Fiz a sopa de cebolas com batata, foi um sucesso!!!


parabéns!

Victor Hugo

Anônimo disse...

Ola!!! Queria elogiar o blog... Adoro sopinhas e venho entrando sempre aqui pra pegar umas receitas!!! Já fiz várias, todas deliciosas!!!! Parabéns!!! Bjs, Denise

Lá e Dá disse...

Hum... Seu blog fez sorrir a minha alma.
Fantástico.
Larissa

Anne karoline braga disse...

Espero que retorno com as receitade,a amei o blog parabéns! Quero experimentar todas...

Ivana Gomes Pereira disse...

Olá Micheline e Jorge.
Gostaria de agradecer pelo Blog.
O descobri por acaso. Estava procurando uma receita de creme de mandioquinha, e esbarrei com vocês.
Prontamente fiquei apaixonada!!!!
Entro sempre!
Sempre gostei muito de cremes, caldos e sopas e seu blog, me fez colocar em pratica meus dotes culinários.
Em uma semana, já fiz três receitas, retiradas de seu Blog.
Meu marido, ficou igualmente encantado, ele também adora cozinhar... e principalmente degustar! rsrsrsrs
Muito Obrigada!!!!

Micheline, vejo em fotos o seu "caldeirão", desculpe perguntar... mas por acaso ele foi adquirido, ou foi herança de família?
Caso tenha sido adquirido, você poderia me informar aonde??

Mais uma vez obrigada!!!
Beijos.
Ivana.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Micheline Christophe disse...

Ivana,
Obrigada pelo comentário!
Qual caldeirão? O de barro marrom?
É das paneleiras do Espírito Santo!
Eu tenho outros, o de pedra-sabão, comprado em Tiradentes... diga de qual você gostou!
Abraço,
Micheline