domingo, 22 de junho de 2008

Dia 022: Sopa de Cogumelos

Manoela e Pedro (filha e genro) moram pertinho de mim, aqui em Botafogo mesmo. E desde que eles resolveram viver juntos, Manoela - que vive na rua pois trabalha muito, é dona de uma empresa de comunicação, a MediaGuide, e faz muito esporte - passou a gostar de ficar em casa (pelo menos um pouco mais) e a se interessar por cozinha e receitas. Toda hora ela me liga e eu lhe passo aquelas receitas favoritas de nossa casa, tipo vapt-vupt. Adoro comida gostosa, bem-feita e sobretudo rápida! nada de perder muito tempo na cozinha.

E como tudo é pretexto para encontro, dia desses ela resolveu nos fazer provar o salmão que lhe ensinei a fazer. Eu fiquei encarregada da sopa de entrada, claro!

Escolhi preparar uma sopa de cogumelos. Adoro-os todos: de paris, shiitaki, shimeji, funghi secchi, tudo. Esta receita é facílima e muito saborosa. Originalmente, a receita francesa é feita com échalotes (nem cebola nem alho, mas a échalote francesa verdinha). Na sua falta, eu simplesmente utilizei cebolinha verde, cebola e alho. Valeu a pena. Aí vai.

Receita de Sopa de Cogumelos (Champignon de Paris)

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 1 bandeja de Cogumelos de Paris (cerca de 500g)
  • 1 cebola grande
  • 1 dente de alho
  • um maço de cebolinha (a parte branca com um pouco da parte verde) ou 4 échalotes, se encontrar
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de chá de leite
  • 100 ml de creme de leite (meia caixinha)
  • 1/2 litro de água
  • sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer:
  • Lave bem e pique as cebolinhas;
  • Lave e corte em pedaços os cogumelos (se usar cogumelos em conserva, escorra e enxágue);
  • Na panela em que vai preparar a sopa, aqueça o azeite e refogue as cebolinhas, a cebola e o alho picado, até que a cebola fique transparente;
  • Acrescente os cogumelos e deixe refogar mais um pouco, em panela tampada;
  • Acrescente a água, o leite e o creme de leite, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos com a panela destampada;
  • Apague a chama, deixe esfriar um pouco e passe tudo no liquidificador;
  • Na hora de servir, aqueça bem e corrija os temperos (sal e pimenta).
Com um bom vinho tinto e boa música, periga do almoço se prolongar até o jantar... Entre as que ouvimos neste dia, estava esta ótima de Manu Chao, Me gustas tú. Esta outra também é excelente Desaparecido.

---------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Douglas Téo disse...

Oi, Micheline e Jorge!

Meu nome é Douglas Téo e, buscando o "modus operandi" de uma sopa de cogumelos que comprei na Liberdade, acabei encontrando seu blog no Google.
Gostei muito da maneira como vocês escrevem e, agora, me vi estimulado a testar algumas de suas receitas, com atenção especial pra sopa de cogumelos.

Também tenho um blog com alguns devaneios sobre o comer. Da Boca Pra Dentro ( http://dabocapradentro.blogspot.com ).
Se puderem, dêem uma acessada lá (podem descer a lenha valendo!).

Parabéns pelo blog!
Um abraço!