sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dia 019: Rouge Passion: Sopa de Melancia com Feta

Na Festa de Sopas para meu primo Lorenzo e sua namorada, a Anita, batizei cada sopa com um nome sugestivo que pudesse não evocar as experiências ruins que fizeram Anita não gostar de sopas... e que descobrimos que estavam ligadas às sopas de legumes insossas do colégio interno, sempre as mesmas...

No capítulo entradinhas frias, experimentamos esta sopa bem mediterrânea: fria, de melancia com queijo Feta.

Quando eu era bem pequena, na casa de meus avós maternos, meu avô sempre chegava com uma melancia inteira para a família. Ela não durava muito, tanto gostávamos todos desta fruta suculenta. No Egito, como nos países mediterrâneos em geral, costuma-se misturar frutas com queijos (melancia com queijo branco, peras com brie, e por aí vai).

Assim que, em minhas pesquisas, para o cardápio da Festa de Sopas, adorei ter dado de cara com esta sopa, que é servida no Bar à Soupes em Paris, perto da Bastilha.

O queijo Feta é feito de leite de ovelha, é branco e durinho, com um gosto azedinho muito peculiar. Os gregos o utilizam muito em saladas. E até chegarmos ao Brasil, era o único queijo branco que comíamos, rapidamente substituído pelo Queijo Minas, patrimônio nacional imaterial!


Comentário: este prato de cerâmica, que serve de base aos copos, é irmão do outro, que Jorge ia descartar, por ter saído torto em suas primeiras aulas de cerâmica no ateliê da Eva Schneider, em Mury. Foi também salvo por mim, como o outro, e devidamente esmaltado, para deleite de nossos olhos.

Receita de Rouge Passion / Sopa de Melancia com Queijo Feta

Ingredientes (para 6 pessoas):
  • 1 fatia grossa de melancia
  • 1/2 limão siciliano (amarelo)
  • folhas de dois raminhos de manjericão
  • queijo feta cortado em cubos
  • sal
Modo de fazer:
  • Tire a casca e as sementes da melancia, corte-a em pedaços.
  • Bata-a no liquidificador com o suco do limão (sem nenhuma água), tempere com sal (pouco).
  • Leve à geladeira até a hora de servir.
  • Na hora de servir, misture bem, coloque a sopa em copos de cristal ou vidro, coloque em cada um alguns cubos de queijo feta e umas folhinhas de manjericão picadas.
Ajuste: da próxima vez vou colocar um pouco menos de limão. Sugiro então que você comece por 1/4 de limão e ajuste ao seu gosto.

---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: