terça-feira, 26 de agosto de 2008

Dia 036: Sopa-creme de batata-baroa com Gorgonzola (mandioquinha)

Cansei de esperar meu irmão Jean-Claude, o gourmet (e gourmand) da família vir aqui em casa preparar esta delicada sopa, cuja receita ele me enviou logo que demos início ao blog! Resolvi colocar a mão na massa e oferecer esta sopa ao fim de uma manhã de trabalho com a equipe de BabelTeam, na construção do Clube 14-Bis. Pelos gemidos de todos, acho que foi aprovadíssima. Claro que fiz minhas adaptações, para tornar a sopa um pouco mais leve para quem não pode abusar das gorduras...

A batata-baroa é uma raiz tuberosa, originária dos Andes, também conhecida em algumas regiões como mandioquinha ou cenoura amarela. É uma hortaliça muito rica em fósforo e vitamina A e muito digestível, daí ser bastante utilizada na alimentação de crianças e idosos. Eu a colocava sempre nas sopas de meus filhos, não porque soubesse de seu valor, mas porque achava que dava um gosto muito bom. Em minha opinião, é uma das raízes mais saborosas e perfumadas. E eu gosto muito de preparar purês com ela, pães e agora sopa! O nome científico é horrível e eu não consigo pronunciá-lo direito: Arracacia xanthorrhiza. E pesquisando sobre ela descobri que pertence à família Apiácea, a mesma da cenoura, da salsa, do coentro, do anis, do salsão ou aipo e do funcho, quem diria!

Aí vai, a receita já adaptada e devidamente testada, acompanhada da mensagem do meu irmão. Certamente ele deve ter servido para os amigos um chopp perfeito, tirado da Chopeira COLDMIX, é claro!

" Oi vocês dois,
Não tive tempo de enviar meu comentários antes.
Mas hoje, sábado, assim que cheguei da casa do Claudinho, onde curtimos um churrasco e claro, com chopp, resolvi abrir o note e ver meus e-mails.
Li a 4a receita e sem nenhuma desculpa, resolvi responder.
Na verdade o que quero mesmo é contribuir com uma simples receita que fiz na quarta feira passada, quando amigos se juntaram para degustar seis sopas feitas por cada um de nós...
Ah! Com certeza, alguém vai gemer.
Também desculpem a ousadia, mas não pude resistir.
Beijos, Jean"
(Jean-Claude, por e-mail em 3 de maio de 2008)




Receita de Sopa-Creme de Batata Baroa com Gorgonzola

Ingredientes (para 4 pessoas)
  • 500 g de batata-baroa bem cozida (seis a oito batatas médias)
  • 250 g de batata inglesa igualmente cozida (dá umas duas batatas grandes)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 dente de alho bem amassado
  • 1 cebola pequena ralada
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • Leite para juntar e dar o ponto
  • 200 g de queijo gorgonzola
  • 1 colher de sopa de ervas finas
  • Sal e pimenta branca
Modo de fazer:
  • Cozinhe as batatas-baroas e inglesas juntas até ficarem bem macias.
  • Escorra (reservando a água do cozimento) e misture a manteiga, sal e a pimenta.
  • Junte 200 ml de leite e passe tudo no processador ou liquidificador até ficar uma mistura homogênea, com uma textura de um purê macio. Se necessário afine um pouco utilizando a água do cozimento.
  • Corte o queijo gorgonzola em pedaços e dissolva-o em um pouco da água do cozimento, das batatas, em fogo baixo.
  • Numa panela funda, refogue o alho e a cebola em azeite, acrescente o purê, junte o creme de leite e o queijo gorgonzola dissolvido.
  • Mexa sem parar, em fogo brando, enquanto acrescenta água do cozimento das batatas, até obter uma textura bem fina e leve.
  • Tempere com sal e pimenta moída na hora e antes de servir polvilhe as ervas finas sobre a sopa.
Nota: em relação à receita original, suprimi o glutamato de sódio, diminui a quantidade de creme de leite (eram 500 ml) e utilizo a água do cozimento para afinar a sopa. Meu irmão utiliza leite. Claro que o sabor fica mais apurado na receita dele. Mas a minha também fica deliciosa e é mais leve, o leite sempre pesa um pouco em meu estômago...

--------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a receita! A sopa ficou muito cremosa e saborosa! A única mudança que fiz foi deixar para adicionar o gorgonzola apenas na hora de servir, já no prato. O maridão adorou! Obrigada!