Dos gr
ãos de que mais gosto o feijão ocupa lugar de destaque, em todas as suas variações
e cores. Adoro pensar que se trata de um dos mais antigos alimentos da humanidade, cultivado no Egito Antigo, na Mesopotâmia, encontrado em vestígios da Idade do Bronze na Suíça e em Tróia, como alimento básico dos guerreiros. Aliás, parece que as guerras foram responsáveis por difundir o grão pelo mundo antigo.


Em nosso continente americano, vestígios de variedades selvagens foram encontrados no México 7.000 a.C. e até hoje é apreciado na culinária local.
Das sopas que ficaram na memória afetiva de meus filhos e nas papilas gustativas, a
de feijão preto é uma que ainda frequenta nossa mesa, principalmente em dias frios. Eu costumava fazê-la com o resto do feijão preto da semana, mas algumas vezes já cozinhei feijão especialmente para prepará-la, principalmente quando Manoela Penna (minha filha balzaquiana) a pede.

Com uma massinha ou um punhado de arroz fica ótima. Se tiver chance de perfumá-la com um cálice pequeno de vinho tinto ou de pinga da boa, melhor ainda!
E dá pra fazer charme decorando com cebolinha picada. No iPod, o samba gostoso de Jorge Aragão, que tive o prazer de divulgar, nos áureos tempos da Asa Branca, de Chico Recarey. Gosto dessa Loucuras de uma Paixão.
E dá pra fazer charme decorando com cebolinha picada. No iPod, o samba gostoso de Jorge Aragão, que tive o prazer de divulgar, nos áureos tempos da Asa Branca, de Chico Recarey. Gosto dessa Loucuras de uma Paixão.
Ingrediente (para 4 pessoas):
- 2 xícaras (de chá) de feijão preto já cozido
- 1 punhado de massinha para sopa (pode ser de letrinha, pequenos aros, etc) ou arroz cozido
- 1/2 litro de água
- pimenta moída na hora, sal a gosto
- 1 copinho de cachaça ou 1 cálice pequeno (desses de vinho do porto) de vinho tinto
- cebolinha picada
- Comece cozinhando a massinha, normalmente, segundo instruções do fabricante. Escorra e reserve.
- Numa panela, coloque o feijão já cozido e a água. Quando levantar fervura, apague a chama, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador.
- Volte à panela e, em fogo baixo, acrescente a massinha reservada e a cachaça ou vinho (se quiser).
- Prove os temperos e corrija sal e pimenta (não esqueça que o feijão já está temperado).
- Sirva com cebolinha picada, para decorar.
Um comentário:
Sopa de feijão me lembra a merenda da escola. Saudade...
:)
Postar um comentário