sábado, 12 de julho de 2008

Dia 028: Sopa de Repolho e Legumes com Gorgonzola

Noite dessas, antes de uma festa, Jérôme e Bella (os jovens amigos de Elisa, minha filha caçula) "encomendaram" uma sopa. Condição para o Jerôme ousar prová-la: tem que ser mastigável!

Fizemos uma votação entre três ou quatro opções...and the winner was: esta sopa super-consistente de repolho com queijo gorgonzola. É para um dia bem frio!


Sopa de Repolho e Legumes com Gorgonzola

Ingredientes (para 6 pessoas):
  • 100 g de toucinho picado
  • 4 cenouras médias cortadas em palitos
  • 3 batatas médias cortadas em palitos
  • 2 nabos pequenos cortados em palito
  • 1 cebola grande bem picada
  • 1/2 repolho pequeno cortado em tiras
  • 1 colher (de chá) de sal
  • pimenta-do-reino preta moída na hora
  • 2 pãezinhos franceses fatiados (ou outro pão de sua preferência)
  • 200 g de queijo gorgonzola picado.
Modo de fazer:
  • Numa panela funda, coloque o toucinho e a água fria.
  • Quando levantar fervura, abaixe o fogo e acrescente as cenouras, as batatas, os nabos e a cebola. Cozinhe com a panela semi-tampada (deixe uma fresta), sempre em fogo baixo, por cerca de 20 minutos, até que as batatas estejam macias.
  • Junte então o repolho, tempere com sal e a pimenta e deixe cozinhar mais um pouco (cerca de 10 a 15 minutos).
  • Na hora de servir, cada pessoa coloca uma fatia de pão e uma porção de queijo no fundo do prato
  • Despeja-se a sopa bem quente por cima e a pessoa mexe um pouco com sua colher.
Elisa, minha caçulinha de 24 anos, gosta muito de Marisa Monte. E foi o que ouvimos: Bem Que Se Quis, que eu revi no YouTube agora para colocar aqui para vocês, em gravação de 1988, ano de estréia de Marisa em show com direção de Nelson Motta, no Jazzmania, que eu tive o prazer de divulgar (o Jazzmania e o show) a convite de meu amigo Marcos Ariel.

------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

Anônimo disse...

Querida Prima (Tia),

Como sabe sou um admirador da cozinha também e quero me convidar para uma destes dias sopais!! Quem sabe não posso contribuir com uma receita louca?

Parabéns pelo excelente blog!!

Bj

Karim

Micheline Christophe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Micheline Christophe disse...

Querido priminho.
Já está convidado com ou sem receita louca. Aliás, sem, porque assim me dá chance de encher seu prato de pimenta, igual se fazia antigamente, pros meninos não falarem bobagem... tia...eu hein?
Beijinhos,
sua prima predileta

E. disse...

Estávamos falando dessa sopa esses dias. Na verdade, estávamos (eu, Jéromé, Andy e Bela) falando das suas sopas em geral e como elas são gostosas - até a de pêra com brie.