sábado, 26 de abril de 2008

Dia 002: sopa-creme de cenoura

Esta sopa nós compartilhamos em um ambiente mágico, um dos mais lindos cenários do Rio de Janeiro: no Bistrô da Ponte, que fica na cobertura de um prédio pequeno e super-moderno no Jardim Botânico. Tínhamos ido lá para reservar a sala de conferências para o Seminário Internacional que Jorge vai dar em junho. Vai ser difícil os participantes se concentrarem, com a vista de tirar o fôlego de 360º sobre a Lagoa e as palmeiras imperiais do Jardim Botânico!

Voltamos à noite, pois às quintas-feiras tem jazz lá. Quando chegou a sopa do dia - um encorpado e suave creme de cenouras -, o duo de sopro e cordas estava tocando Nostalgia in Times Square, de Charles Mingus. O nome do conjunto (normalmente um trio) é ótimo: Versão Brasileira. Foi uma noite perfeita, com as cinco estrelinhas do Cruzeiro do Sul piscando acima da mesa que escolhemos na varanda do Bistrô!


Em casa, a Tita, uma das minhas irmãs de vida, que acompanha minha jornada há 25 anos, faz uma sopa de cenouras com alho-porró, mais rala, menos creme e mais sopa, igualmente deliciosa.

Receita de sopa de cenouras e alho-porró da Tita (para duas pessoas):

Ingredientes:
2 cenouras médias
1 talo de alho-porró (a parte branca com um pouco da parte verde)
1 dente de alho
1/2 colher de chá de sal.
1 colher de sopa de manteiga
750 ml de água.

Modo de fazer:

Refogue o alho na manteiga e quando estiver frito, acrescente as cenouras e o alho-porró picados (pode ser em pedaços grandes)e refogue tudo junto mais um pouco. Junte a água e o sal e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhas até os legumes ficarem macios (cerca de 20 minutos). Apague o fogo, deixe esfriar um pouco, bata no liquidificador e volte à panela para corrigir o sal. Se gostar, moa um pouco de pimenta do reino na hora de ir para a mesa. Sirva com croutons ou torradinhas.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: