No dia em que completei 54 anos, ganhei de nossos amigos Elisa e Reynaldo Bochner um livro que é uma obra de arte: O Livro Essencial da Culinária Asiática, da Editora Paisagem. Fiquei louca para experimentar tudo e conseguir apresentar o resultado no prato com a mesma beleza e delicadeza. Lógico que minha atenção foi atraída para as sopas, e a de Jorge para os Chop Sueys.
Primeira providência: compramos uma sonhada wok, a panela de fundo arredondado muito usada na culinária oriental. Segunda providência: Jorge ensaiou um Chop Suey com pedaços de frango e muitos legumes coloridos e saborosos. Terceira providência, enfim! Fizemos juntos uma sopa oriental, com peixe, camarão, gengibre e bifun, o macarrão fininho e transparente, feito de pasta de arroz.
Essa receita não existe assim no livro. Digamos que ela seja minha livre interpretação das variações apresentadas, junto com pesquisas de Internet e meu paladar pessoal. O resultado agradou bastante!
- 750 g de filé de peixe (de carne branca e firme)
- 750 g de camarão médio
- 1 cebola grande
- 1 tomate picado
- 2 dentes de alho
- 1 pacote de massa bifun
- 4 folhas de acelga
- 1 colher (de sopa) de gengibre ralado
- 1,5 l de água
- 1/2 xícara de molho de peixe
- 2 colheres (de sopa) de manteiga
- sal e pimenta a gosto
- Limpe o peixe e o camarão;
- Corte o peixe em pedaços não muito pequenos;
- Lave a acelga e rasgue-a em tiras médias;
- Corte a cebola em tiras;
- Pique o alho;
- Numa panela com suficiente profundidade, aqueça a manteiga e refogue por alguns minutos o alho com o gengibre;
- Adicione a cebola, a acelga, o tomate, o camarão e cubra com a água;
- Quando levantar fervura, abaixe o fogo, acrescente o peixe cortado e tempere com sal, pimenta e molho de peixe;
- Dez minutos depois, acrescente o bifun (ele cozinha muito rápido);
- Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo, para tomar gosto e sirva imediatamente, acompanhado de rodelinhas de pimenta dedo-de-moça fresca ou preparada (pimenta em conserva: lave algumas pimentas frescas, corte-as em rodelinhas sem retirar as sementes, coloque em um vidro previamente esterilizado em água fervente, acrescente um dente de alho sem casca, cubra com azeite e tempere com uma colherzinha de sal; deixe macerar por alguns dias antes de utilizar - esta receita é da Tita, minha companheira de vida, cozinheira de mão cheia!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário