sábado, 20 de dezembro de 2008

Dia 062: Sopa Fria de Natal: Ajoblanco Andaluz

Nas minhas pesquisas de sopas festivas, descobri várias receitas de sopas que se preparam para celebrar o Natal, tanto na Europa, como no continente americano. Jorge e eu resolvemos experimentar algumas, para quem sabe prepará-las no nosso Natal.

Tenho um livro precioso que ele me deu há alguns meses, que se chama "An Exaltation of Soup - the soul-satisfying story of soup", de Patrícia Solley, que fez um trabalho primoroso de pesquisa histórica e gastronômica, organizou as sopas por temas, e este foi meu ponto de partida: as sopas de Natal de seu livro.

Começamos por uma receita andaluza de origem medieval. Numa época em que não se preservavam os alimentos em geladeira, portanto, azedavam, era preciso encontrar substitutos saudáveis e confiáveis. Muitas vezes, o leite animal era substituído por leite de amêndoas. E é o caso da receita escolhida, AJOBLANCO: uma sopa fria ao estilo dos nossos conhecidos gazpachos, onde a base é essa mesma, alho, amêndias, pão, azeite e alguns temperos. Era alimento dos camponeses em festa. Ainda hoje se toma, no sul da Espanha, especialmente na região de Granada e Málaga. Dependendo da região, a guarnição que se põe no copo ou no prato (é uma sopa bebível) muda: podem ser frutas picadas, uvas, maçãs, melão, amêndoas torradas ...

Eu quis experimentar com damascos picados...mas eles afundaram! Aí resolvemos dar um toque brasileiro, com castanhas de caju e do Pará, picadas. Também experimentamos com maçã. Ambas as guarnições ficaram muito boas.

Seu sabor forte e bem diferente inspirou Jorge a pesquisar, escrever e gravar seu relato , que você ouve aqui e lê a seguir:

"El ajoblanco es una sopa fría, típica de Andalucía, España. Es un tipo de gazpacho puesto que tiene los componentes básicos: agua, aceite, ajo y pan.

Esta sopa, tiene su historia... (al parecer de origen moro por la presencia de almendras entre los ingredientes) y, como muchas sopas, nació humilde (pan duro remojado en agua hace parte de la receta).

Probablemente llegó a España con la ocupación de los moros entre los siglos VIII y XIII – los moros trajeron consigo varios ingredientes y técnicas –, que en mortero mezclaban pan, ajo, aceite de oliva, sal, agua y vinagre: la adición de éste último aliviaba el calor en verano, costumbre practicada por los romanos.

En el pueblo de Almáchar, Málaga, se conmemora todos los años el 2 de setiembre la fiesta en celebración del ajoblanco.

Según la autora Patricia Solley, citada por Micheline, es una sopa de Navidad. Sin embargo no encontré referencias en España a esta sopa como parte de la Navidad...
"

Receita de Ajoblanco Andaluz

Ingredientes (para 8 a 10 pessoas, servindo em canecas ou taças):
  • 3 pãezinhos (podem ser amanhecidos ou não)
  • 1/2 xícara de amêndoas sem peles (para tirar a pele, deixar alguns minutos de molho em água fervente, enxaguar e descascar com os dedos)
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colherzinha (de café) de sal
  • 1/2 xícara de azeite
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre (preferencialmente de vinho tinto, a receita espanhola leva vinagre de xerez)
  • 2 ou 3 xícaras de água gelada
  • frutas picadas ou amêndoas tostadas para decoração.
Modo de fazer:
  • Corte os pães com a mão e coloque de molho em água filtrada por 1 hora;
  • Com um bom mixer ou liquidificador, bata as amêndoas, o sal e o dente de alho (quanto mais finas as amêndoas estiverem, mais homogênea será sua sopa);
  • Quando as amêndoas estiverem bem batidas e o pão já tiver ficado de molho pelo tempo recomendado, acrescente o pão embebido à massa de amêndoas, escorrendo o excesso de água, sem espremer;
  • Bata bastante, e, sempre batendo, acrescente o azeite em fio, como se fosse fazer uma maionese, o vinagre e a água gelada;
  • Leve a sopa à geladeira por pelo menos duas horas;
  • Na hora de servir, dê uma última batida e sirva em taças longas, canecas ou tigelas.
  • Decore com a fruta de sua preferência, picada: podem ser uvas cortadas ao meio e sem sementes, bolinhas de melão (daquele Cantalupe, que é mais alaranjado), amêndoas picadas, ou como fizemos, um mix de castanhas nacionais (castanha de caju e do Pará).
Dica 1: acrescente tanto o azeite quanto a água gelada em fio, para a sopa poder encorpar.
Dica 2: cuidado com o sal, esta sopa salga rapidinho.
---------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Bernard disse...

Muito interessante o relato gravado!